Pão doce em uma receita de padaria que dá para fazer em casa para o café da tarde – Receitas Faceis

Anuncio

Pão Doce
Pão doce

Ninguém vai resistir se você preparar esse espetacular pão doce, perfeito para deixar seu café da manhã ou lanche da tarde ainda mais gostoso! Com uma massa bem fofinha e ótimo rendimento, essa gostosura vai conquistar a todos! Não espere mais, confira a receita do Canal Cozinhando com a Ly e faça hoje mesmo o saboroso pão doce, que será um sucesso!

Como fazer pão doce

Para a receita de pão doce, com um preparo fácil e excelente resultado, colocaremos em uma vasilha grande, o leite morno e o fermento biológico seco, mantendo descansando por 5 minutos para dissolver. Na sequência, daremos uma misturada e agregamos o açúcar, a manteiga ou margarina derretida, o sal e o ovo batido, tornando a misturar. Adicionaremos a farinha de trigo gradualmente, misturando primeiramente com uma espátula e depois passaremos para uma superfície plana enfarinhada, sovando por uns 3 minutos, colocando o que restou da farinha. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie seu delicioso pão doce!

Ingredientes da receita de pão doce

  • 1 ovo inteiro
  • 250ml de leite morno
  • 1 colher (café) de sal
  • 100g ou 5 colheres (sopa) de açúcar 
  • farinha de trigo sem fermento (cerca de 550g)
  • 10g de fermento biológico seco ou 30g de fermento biológico fresco
  • 90g ou 100ml de manteiga, ou margarina derretida 
  • misturinha de 1 gema de ovo com 2 colheres (sopa) de leite gelado (para pincelar)
  • leite condensado a gosto para finalizar (opcional) ou caldinha feita com 2 colheres de sopa de açúcar com 50ml de água
  • coco ralado a gosto (para finalizar)

Modo de preparo

  1. Adicione numa bacia o leite morno e o fermento biológico seco, deixando repousar por 5 minutos para dissolver.
  2. Em seguida, misture e entre com o açúcar, a manteiga ou margarina derretida, o sal e o ovo, levemente batido com um garfo. Misture novamente.
  3. Vá colocando, aos poucos, a farinha de trigo, mexendo com uma espátula.
  4. Com a massa firme, passe para uma bancada levemente polvilhada com farinha e sove manualmente por cerca de 3 minutos, acrescentando o restante da farinha.
  5. O ponto correto da massa é quando ela está homogênea, macia e lisinha.
  6. Faça uma bola com a massa e volte-a para a bacia. Cubra com um guardanapo limpo e deixe descansar até dobrar de volume.
  7. Após esse tempo de descanso passe a massa crescida para a bancada e divida em 14 partes iguais. Se tiver balança culinária, deixe cada porção com 73g, ou procure deixar todas do mesmo tamanho. 
  8. Deixe uma forma redonda (0,6cm de altura x 26cm de diâmetro), já untada e enfarinhada, para receber os pães.
  9. Vá boleando as porções de massa nas mãos e acomode na forma, deixando espacinhos entre elas. Cubra novamente com o guardanapo e deixe crescer bem, até os pães se juntarem na forma.
  10.  Pincele delicadamente os pães com a misturinha de gema de ovo com leite.
  11. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 35 minutos, ou até que estejam douradinhos.
  12. Retire, desenforme e cubra com leite condensado (opcional) ou uma caldinha que você faz levando ao fogo, numa panelinha, 50ml de água com 2 colheres de sopa de açúcar, deixando ferver até engrossar.
  13. Salpique coco ralado, sirva e desfrute do seu fantástico pão doce!

Gostou? Siga o @receitatodahora.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.